Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

# Primeiros Passos

Como toda linguagem de programação estruturada tem sua estrutura básica, vamos começar a aprender com a linguagem em pascal.
O Pascal é subdividido em três áreas distintas, Cabeçalho do programa, área de declarações de variáveis e o corpo do programa.

- Cabeçalho do programa - Primeira parte.
É uma área reservada para fazer a identificação do programa como por exemplo, por nome ao programa ou e até adicionar bibliotecas de ferramentas que possam ser utilizada ao longo do programa.
Obs: O Nome do programa não pode ser igual a nenhum outro nome que você possa vir nomear qualquer outra ferramenta.
Exemplo:

Program primeiro;

Traduzindo: Program significa que o que você está iniciando um programa e logo em seguida vem qualquer nome que for interessante para você, lembrando que não se deve ter acentos, símbolos diferentes de letras ou até mesmo espaços entre o nome.

- Declarações - Segunda parte
E nesta área que você identificará, mostrará ao programa quais são os nomes de quaisquer ferramenta,objeto, conteúdo que você usará ao longo do programa.Que é de suma importância que seja de fato declarada ou identificada,caso o contrário o programa não vai identificar e provavelmente dar erro e não compilar.

var


nome:string;
idade:integer;
altura:real;

Traduzindo:
var significa variável(ferramentas,objetos,conteúdo que você usará no programa).
nome:string  ( nome é o nome para sua variável, string é o tipo de informação que você utilizará na variável e em seguida ; o famoso ponto e vírgula).
Segue abaixo uma tabela com os tipos de variáveis que podem ser declaradas:

Embora esteja em inglês, é muito fácil de compreender.

- Corpo do programa - Terceira parte.
Tudo começa com um Começo e termina com um Final.
Exemplo:

Begin 
Intruções do programa;
(..)
End.

Traduzindo: Depois de seu cabeçalho e declarações, virá a terceira parte que esta de cima, e todo programa deverá ser desenvolvido aí por enquanto.

Bom, para o 2º post estamos bem.
Lembrando que para aprender a programar não é só lendo e sim programando com tudo na vida é praticando que se aprende, bons estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário